quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O Aluno escreve Paródias: do Conto Infantil - Chapeuzinho Vermelho; do Poema - Teu Nome e da Música - Cerveja

ParódiaO que é?Para elaborar uma paródia, é fundamental entender que ela é uma brincadeira que fazemos com textos como poemas, letras de músicas, provérbios e, por que não, hinos de agremiações esportivas. Na paródia o significado do texto é modificado com o objetivo de produzir humor. Veja dois exemplos de paródias de provérbios:
“Quem sai na chuva é pra se queimar”. (Vicente Matheus)
O provérbio que serviu de base para a paródia foi “Quem sai na chuva é pra se molhar” e o efeito humorístico foi obtido pela substituição do último vocábulo por palavra de sentido oposto.
“Em terra de cego, quem tem um olho é estrangeiro”. (Millôr Fernandes)
O provérbio “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” possibilitou a substituição de rei por estrangeiro e a conseqüente alusão à mentalidade do brasileiro no que se refere à supervalorização do que é exterior.
Como fazer?
Uma vez entendida a paródia, veja como ela pode ser feita em relação ao assunto proposto. Não raro encontramos jovens torcedores deste ou daquele time que, querendo brincar com seu adversário no plano esportivo, não sabem como fazê-lo. Oferecemos aqui uma opção.A paródia de um hino de clube pode ser feita basicamente de duas maneiras. Vejamos um exemplo específico: se a pessoa é palmeirense e deseja brincar com os torcedores de times concorrentes, ela pode escolher seu próprio hino e reescrever a letra, elogiando o seu time e ao mesmo tempo criticando as outras agremiações. A segunda opção é que o palmeirense pegue o hino do time adversário (por exemplo, o do São Paulo) e reescreva-o de tal sorte que o hino, que deveria ser uma exaltação, passe a ser uma “autocrítica”.Lembre-se, portanto, que há dois procedimentos diferentes, neste caso, para a elaboração da paródia. Vejamos como ela poderia ficar, observando que o texto abaixo é apenas uma das muitas possibilidades existentes.
Procedimento 1: o palmeirense utiliza o seu próprio hino para brincar com os adversários.
Quando surge o Alviverde imponenteNo gramado o Corinthians o aguardaEle sabe o que vem pela frenteGoleada, a derrota não tarda.
Até mesmo o tão forte São PauloQue ainda pensa que é o maiorVai largando a arrogância de vezQuando perde pra nós na final.
Observe que no texto parodiado mantivemos várias das expressões originais e modificamos totalmente outros versos, principalmente os do final da estrofe.
Procedimento 2: o palmeirense utiliza o hino do adversário (São Paulo) para brincar com ele.
Olhe o Tricolor paulistaUm dos times brasileirosEras forte, eras beloDentre os grandes és o segundo.
Oh! TricolorClube derrotadoAs tuas glóriasSão do passado.

Lembre-se de que você deve fazer paródias com elegância. Em hipótese alguma utilize uma linguagem menor, que deponha contra você e, conseqüentemente, contra o seu próprio time. A paródia aqui proposta é uma brincadeira saudável, jamais uma forma de expressar idéias para magoar quem quer que seja. Portanto, tenha sempre em mente que sua intenção é elaborar um texto bem-humorado. A paixão pelo futebol não deve se misturar a sentimentos mesquinhos.(Granatic, Branca. Redação: humor e criatividade. São Paulo: Scipione, p.49-51, 1997.)
O aluno escreve:Paródia de Conto InfantilParódia do texto Chapeuzinho Vermelho.
CHAPEUZINHO PENTELHO
Aqui se segue a verdadeira história do Lobo Mingau e Chapeuzinho Pentelho. Na verdade, Lobo Mingau até que é calmo. Chapeuzinho Pentelho foi quem o fez ficar furioso.Lobo Mingau estava vindo da casa da sua prima Loba Qualker, que tinha dado uma festa para a turma da escola.Ele estava vindo meio rápido e começou a sentir sérias dores na barriga, mas continuou.No mesmo instante Chapeuzinho Pentelho ia levar umas verduras para a sua vovó, tinha que ir correndo, para não estragar as verduras, pois era longe.Em uma certa hora do dia, Chapeuzinho Pentelho enxerga o Lobo Mingau debaixo de uma árvore e ela vai lá.O Lobo Mingau, quando a viu, saiu correndo para uma moita, pois estava com vergonha que acontecesse ali mesmo, aos pés da Chapeuzinho Pentelho.Então Chapeuzinho Pentelho, que adora uma farra, saiu atrás e quando o achou, perguntou:- Lobo Mingau, por que você está fugindo de mim?O Lobo Mingau disse-lhe:- Não estou correndo, estou incentivando você para que brinquemos de esconde-esconde.Chapeuzinho Pentelho percebeu a invalidez da conversa, mas não saiu da moita.Então o Lobo Mingau, mais que rapidamente, foi para outra moita, Chapeuzinho Pentelho o achou de novo e ele sempre ia mudando de moita, assim que Chapeuzinho Pentelho o achava.Por fim, o Lobo Mingau chegou numa moita bem satisfatória e ficou e ficou bem à vontade. De repente, tchan, Chapeuzinho Pentelho apareceu, e logo lhe perguntou:- Lobo Mingau, por que é que toda vez que eu chego em uma moita que você está, você sai rapidinho para outra?O Lobo Mingau respondeu:- É para ver se você me deixa cochilar em paz.( Emanuel F. de Paula)
Paródia de Poema Paródia do Poema Teu Nome de Vinícius de MoraesTexto OriginalTEU NOME
Teu nome, Maria LúciaTem qualquer coisa que afagaComo uma lua maciaBrilhando à flor de uma vagaParece um mar que marulhaDe manso sobre uma praiaTem o palor que irradiaA estrela quando desmaiaÉ um doce nome de filhaE um belo nome de amadaLembra um pedaço de ilhaSurgindo de madrugada.Tem um cheirinho de murtaE é suave como a pelúciaÉ acorde que nunca findaÉ coisa por demais lindaTeu nome, Maria Lúcia.(Vinícius de Moraes)

Paródia
TEU NARIZ
Teu nariz, Zé LuísTem alguma coisa engraçadaParece o de um juizEm meio a uma boa jogadaPorém, quando está meio tortoSinal de que esteve nervosoTem a ponta bem fina.Que às vezes costuma brilharÉ um grande narizÉ um nariz diferenteHá quem diga atraenteNão sei se para te agradarOu será para te gozar?Sente o cheirinho de tudoMesmo a grande distânciaSó quero te ver logo maisEm torno dos 20 ou 30.E esse nariz Zé Luís, será que cresce ainda?(Maria Eunice Barbosa)
Paródia de Música Paródia da Música Texto OriginalCERVEJA

Hoje é sexta-feira, chega de canseiraNada de tristeza, pegue uma cervejaE põe na minha mesaHoje é sexta-feira, traga mais cervejaTô de saco cheio, tô pra lá do meioDa minha cabeça
Chega de aluguel, chega de patrãoO coração no céuO sol no coração
Pra tanta solidão:Cerveja, cerveja, cerveja, cervejaCerveja.(Leandro e Leonardo)
ParódiaCÊ VEJAÉ segunda-feira, dia de canseiraChego em minha casaAbro a geladeiraA situação tá feia
É segunda-feira, só dá mais tristezaVou até a gavetaPego as minhas contasBoto sobre a mesa
Devo o aluguelJá faz um tempãoMeu nome já está sujoVenceu a prestaçãoÉ tanta conta irmão
Cê veja, cê veja, cê veja, cê vejaCê veja: a minha situação!(Chalimar Rocco)

Nenhum comentário: