AGENDA 21 ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
Os documentos que orientam a efetivação da agenda 21 contém programas de ação, os quais prevêm iniciativas a ações votadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, onde a participação de todos os setores sociais é condição indispensável para a sua construção e viabilidade.
A agenda 21 é composta pela Agenda Global, Brasileira, Estadual, Local, resultando dessas, a proposta para a elaboração da Agenda Escolar. A escola tem influência efetiva, não apenas dentro dos seus muros, nos momentos de formação de seus alunos, mas em todos os outros de relações com a comunidade formada pelo respectivos familiares e moradores de seu entorno.
As atividades referentes a Agenda Escolar serão desenvolvidos no coletivo a partir de discussões que já tiveram início e elaboração de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando o tema definido, conscientizando a comunidade escolar na busca de soluções visando uma melhor qualidade de vida onde a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.
A escola é um lugar de construção de conhecimentos articulados ás diferentes realidades que se apresentam e assim se torna possível através de dados, teoria, reflexão, estatísticas e práticas, construir no coletivo, um amplo projeto de mudança social e cultura.
Através da realização do Fórum, da Agenda 21 Escolar, no Colégio Estadual Marechal Rondon foi possível detectar entre comunidade problemas que causam preocupações de cuidados que devemos ter em relação à: água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e a horta escolar. Após levantamento e definição desses quatro eixos junto à comunidade começa-se a trabalhar na implementação de sub projetos. Outros eixos ainda podem ser adicionados dependendo da necessidade e desenvolvimento das ações.
1º eixo norteador - água
Problema: Preservação da água
Ações
· Criar comissão que contemple segmentos da escola e sociedade, para acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das ações propostas;
· Realizar palestras com os alunos e seus familiares, de orientação quanto a qualidade, consumo desperdício da água;
· Pesquisar “in loco” com as famílias, através dos alunos, com itens que contemplem a qualidade, os tipos de água e o seu uso, no dia-a-dia;
· Trabalhar com as estatísticas e os dados da pesquisa, para fazer o assessoramento da qualidade e uso adequado da água, junto com a Sanepar;
· Mobilizar toda a escola com frases, slogans, cartazes com dicas de conhecimento e consumo de água;
· Preservar a mata ciliar, assim como refloresta-la quando necessário (trabalho de parcerias);
· Realizar constantemente atividades pertinentes ao eixo norteador- “Água” tendo como meta a prática interdisciplinar no contexto escolar, sendo contemplada no Plano de Trabalho Docente;
· Verificação dos procedimentos necessários para realizar um limpeza nas caixas d’água da escola e das residências;
· Realização da análise de água do Colégio Estadual Marechal Rondon e pesquisas sobre a qualidade da água do Rio do Campo.
2º eixo norteador – Resíduos Sólidos
Problema: Super-lotação do lixo no aterro sanitário
Ações
· Formação de multiplicadores para fazer a conscientização para os alunos e comunidade escolar sobre formas corretas no envio de seus resíduos ao lixão, a fim de ocupar menor espaço no aterro sanitário;
· Elaborar material de apoio ou didático para execução do trabalho;
· Conscientização da população para a coleta seletiva de lixo;
· Pesquisas científicas e de campo referente a preservação do meio ambiente;
· Indicação de uma pessoa ou equipe como responsável da coleta seletiva de lixo na escola;
· Realização de palestras nas salas de aula sobre reciclagem de lixo;
· Prática, confeccionando recipientes para a coleta e reciclagem de lixo;
· Amostra de trabalhos realizados com materiais reciclados;
· Participação, acompanhamentos e apoio de empresas para a realização dos trabalhos;
· Sugerir ao órgão competente que realize uma campanha na cidade para que as residências e comércio local tenham duas lixeiras: Uma destinada ao lixo doméstico e a outra ao lixo reciclável.
3º eixo norteador – Esgotos Sanitários
Problema: Presença de Contaminantes no Esgoto Doméstico e Industrial
Ações
· Conscientizar os alunos sobre o grau de perigo de produtos tóxicos que são lançados no esgoto;
· Ministrar palestras aos alunos para que eles compreendam a importância do tratamento do esgoto;
· Mostrar o processo de tratamento de esgoto de Campo Mourão;
· Citar os projetos pioneiros que utilizam os gases resultantes da decomposição das partículas encontradas no esgoto, sendo posteriormente usado para o conforto humano;
· Levantamento de dados sobre o destino do esgoto dos consultórios médicos e odontológicos do bairro de nossa escola;
· Fazer uma campanha entre médicos e dentistas quanto ao uso correto do esgoto;
· Verificar junto aos órgãos competentes os motivos do alto valor da taxa de esgoto;
· Fazer um levantamento junto aos alunos se na residência em que moram há a coleta de esgoto;
· Alertar a comunidade sobre os verdadeiros danos que baterias e pilhas causam ao meio ambiente;
· Quantificar o montante de esgoto gerado no município, e verificar se o mesmo encontra-se acima da média.
4ª eixo norteador – Horta Escolar
Problema: Fazer Um Comparativo Sobre as Hortaliças “in natura” X hortaliças Tratadas com Agrotóxicos
Ações
· Estabelecer parcerias (Coopermibra) para atingir os resultados do projeto;
· Elaborar material de apoio para a execução do trabalho;
· Ensinar os alunos do Ensino Médio e trabalharem com horticultura familiar e desenvolver interesses no meio agronômico;
· Ministrar palestras com nutricionistas para esclarecimento de um alimentação equilibrada;
· Fazer visitas nas indústrias para verificar os processos químicos utilizados nos alimentos;
· Confecção de trabalhos sobre produtos químicos utilizados nas hortaliças e legumes;
· Montar equipes de trabalho com monitores para a realização da horta escolar;
· Divulgar a importância da produção de alimentos naturais com adubação orgânica para reforçarem na merenda escolar e alimentação natural na cantina;
· Visitas técnicas em locais modelo (hortas in natura).
A agenda 21 Escolar deverá ter sempre como alvo a sustentabilidade econômica da comunidade, preservação, e implementação de áreas de preservação e os respectivos cuidados, o cunho permanente de educação individual, familiar, social, e ambiental, interligados as ações previstas na Agenda, o trabalho cooperativo, a criação de núcleos de apoio social, o fortalecimento das instituições oficiais e de liderança da comunidade.
AVOE
MAREDON
AGENDA 21 ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
Os documentos que orientam a efetivação da agenda 21 contém programas de ação, os quais prevêm iniciativas a ações votadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, onde a participação de todos os setores sociais é condição indispensável para a sua construção e viabilidade.
A agenda 21 é composta pela Agenda Global, Brasileira, Estadual, Local, resultando dessas, a proposta para a elaboração da Agenda Escolar. A escola tem influência efetiva, não apenas dentro dos seus muros, nos momentos de formação de seus alunos, mas em todos os outros de relações com a comunidade formada pelo respectivos familiares e moradores de seu entorno.
As atividades referentes a Agenda Escolar serão desenvolvidos no coletivo a partir de discussões que já tiveram início e elaboração de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando o tema definido, conscientizando a comunidade escolar na busca de soluções visando uma melhor qualidade de vida onde a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.
A escola é um lugar de construção de conhecimentos articulados ás diferentes realidades que se apresentam e assim se torna possível através de dados, teoria, reflexão, estatísticas e práticas, construir no coletivo, um amplo projeto de mudança social e cultura.
Através da realização do Fórum, da Agenda 21 Escolar, no Colégio Estadual Marechal Rondon foi possível detectar entre comunidade problemas que causam preocupações de cuidados que devemos ter em relação à: água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e a horta escolar. Após levantamento e definição desses quatro eixos junto à comunidade começa-se a trabalhar na implementação de sub projetos. Outros eixos ainda podem ser adicionados dependendo da necessidade e desenvolvimento das ações.
1º eixo norteador - água
Problema: Preservação da água
Ações
· Criar comissão que contemple segmentos da escola e sociedade, para acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das ações propostas;
· Realizar palestras com os alunos e seus familiares, de orientação quanto a qualidade, consumo desperdício da água;
· Pesquisar “in loco” com as famílias, através dos alunos, com itens que contemplem a qualidade, os tipos de água e o seu uso, no dia-a-dia;
· Trabalhar com as estatísticas e os dados da pesquisa, para fazer o assessoramento da qualidade e uso adequado da água, junto com a Sanepar;
· Mobilizar toda a escola com frases, slogans, cartazes com dicas de conhecimento e consumo de água;
· Preservar a mata ciliar, assim como refloresta-la quando necessário (trabalho de parcerias);
· Realizar constantemente atividades pertinentes ao eixo norteador- “Água” tendo como meta a prática interdisciplinar no contexto escolar, sendo contemplada no Plano de Trabalho Docente;
· Verificação dos procedimentos necessários para realizar um limpeza nas caixas d’água da escola e das residências;
· Realização da análise de água do Colégio Estadual Marechal Rondon e pesquisas sobre a qualidade da água do Rio do Campo.
2º eixo norteador – Resíduos Sólidos
Problema: Super-lotação do lixo no aterro sanitário
Ações
· Formação de multiplicadores para fazer a conscientização para os alunos e comunidade escolar sobre formas corretas no envio de seus resíduos ao lixão, a fim de ocupar menor espaço no aterro sanitário;
· Elaborar material de apoio ou didático para execução do trabalho;
· Conscientização da população para a coleta seletiva de lixo;
· Pesquisas científicas e de campo referente a preservação do meio ambiente;
· Indicação de uma pessoa ou equipe como responsável da coleta seletiva de lixo na escola;
· Realização de palestras nas salas de aula sobre reciclagem de lixo;
· Prática, confeccionando recipientes para a coleta e reciclagem de lixo;
· Amostra de trabalhos realizados com materiais reciclados;
· Participação, acompanhamentos e apoio de empresas para a realização dos trabalhos;
· Sugerir ao órgão competente que realize uma campanha na cidade para que as residências e comércio local tenham duas lixeiras: Uma destinada ao lixo doméstico e a outra ao lixo reciclável.
3º eixo norteador – Esgotos Sanitários
Problema: Presença de Contaminantes no Esgoto Doméstico e Industrial
Ações
· Conscientizar os alunos sobre o grau de perigo de produtos tóxicos que são lançados no esgoto;
· Ministrar palestras aos alunos para que eles compreendam a importância do tratamento do esgoto;
· Mostrar o processo de tratamento de esgoto de Campo Mourão;
· Citar os projetos pioneiros que utilizam os gases resultantes da decomposição das partículas encontradas no esgoto, sendo posteriormente usado para o conforto humano;
· Levantamento de dados sobre o destino do esgoto dos consultórios médicos e odontológicos do bairro de nossa escola;
· Fazer uma campanha entre médicos e dentistas quanto ao uso correto do esgoto;
· Verificar junto aos órgãos competentes os motivos do alto valor da taxa de esgoto;
· Fazer um levantamento junto aos alunos se na residência em que moram há a coleta de esgoto;
· Alertar a comunidade sobre os verdadeiros danos que baterias e pilhas causam ao meio ambiente;
· Quantificar o montante de esgoto gerado no município, e verificar se o mesmo encontra-se acima da média.
4ª eixo norteador – Horta Escolar
Problema: Fazer Um Comparativo Sobre as Hortaliças “in natura” X hortaliças Tratadas com Agrotóxicos
Ações
· Estabelecer parcerias (Coopermibra) para atingir os resultados do projeto;
· Elaborar material de apoio para a execução do trabalho;
· Ensinar os alunos do Ensino Médio e trabalharem com horticultura familiar e desenvolver interesses no meio agronômico;
· Ministrar palestras com nutricionistas para esclarecimento de um alimentação equilibrada;
· Fazer visitas nas indústrias para verificar os processos químicos utilizados nos alimentos;
· Confecção de trabalhos sobre produtos químicos utilizados nas hortaliças e legumes;
· Montar equipes de trabalho com monitores para a realização da horta escolar;
· Divulgar a importância da produção de alimentos naturais com adubação orgânica para reforçarem na merenda escolar e alimentação natural na cantina;
· Visitas técnicas em locais modelo (hortas in natura).
A agenda 21 Escolar deverá ter sempre como alvo a sustentabilidade econômica da comunidade, preservação, e implementação de áreas de preservação e os respectivos cuidados, o cunho permanente de educação individual, familiar, social, e ambiental, interligados as ações previstas na Agenda, o trabalho cooperativo, a criação de núcleos de apoio social, o fortalecimento das instituições oficiais e de liderança da comunidade.
AVOE
MAREDON
AGENDA 21 ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
Os documentos que orientam a efetivação da agenda 21 contém programas de ação, os quais prevêm iniciativas a ações votadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, onde a participação de todos os setores sociais é condição indispensável para a sua construção e viabilidade.
A agenda 21 é composta pela Agenda Global, Brasileira, Estadual, Local, resultando dessas, a proposta para a elaboração da Agenda Escolar. A escola tem influência efetiva, não apenas dentro dos seus muros, nos momentos de formação de seus alunos, mas em todos os outros de relações com a comunidade formada pelo respectivos familiares e moradores de seu entorno.
As atividades referentes a Agenda Escolar serão desenvolvidos no coletivo a partir de discussões que já tiveram início e elaboração de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando o tema definido, conscientizando a comunidade escolar na busca de soluções visando uma melhor qualidade de vida onde a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.
A escola é um lugar de construção de conhecimentos articulados ás diferentes realidades que se apresentam e assim se torna possível através de dados, teoria, reflexão, estatísticas e práticas, construir no coletivo, um amplo projeto de mudança social e cultura.
Através da realização do Fórum, da Agenda 21 Escolar, no Colégio Estadual Marechal Rondon foi possível detectar entre comunidade problemas que causam preocupações de cuidados que devemos ter em relação à: água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e a horta escolar. Após levantamento e definição desses quatro eixos junto à comunidade começa-se a trabalhar na implementação de sub projetos. Outros eixos ainda podem ser adicionados dependendo da necessidade e desenvolvimento das ações.
1º eixo norteador - água
Problema: Preservação da água
Ações
· Criar comissão que contemple segmentos da escola e sociedade, para acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das ações propostas;
· Realizar palestras com os alunos e seus familiares, de orientação quanto a qualidade, consumo desperdício da água;
· Pesquisar “in loco” com as famílias, através dos alunos, com itens que contemplem a qualidade, os tipos de água e o seu uso, no dia-a-dia;
· Trabalhar com as estatísticas e os dados da pesquisa, para fazer o assessoramento da qualidade e uso adequado da água, junto com a Sanepar;
· Mobilizar toda a escola com frases, slogans, cartazes com dicas de conhecimento e consumo de água;
· Preservar a mata ciliar, assim como refloresta-la quando necessário (trabalho de parcerias);
· Realizar constantemente atividades pertinentes ao eixo norteador- “Água” tendo como meta a prática interdisciplinar no contexto escolar, sendo contemplada no Plano de Trabalho Docente;
· Verificação dos procedimentos necessários para realizar um limpeza nas caixas d’água da escola e das residências;
· Realização da análise de água do Colégio Estadual Marechal Rondon e pesquisas sobre a qualidade da água do Rio do Campo.
2º eixo norteador – Resíduos Sólidos
Problema: Super-lotação do lixo no aterro sanitário
Ações
· Formação de multiplicadores para fazer a conscientização para os alunos e comunidade escolar sobre formas corretas no envio de seus resíduos ao lixão, a fim de ocupar menor espaço no aterro sanitário;
· Elaborar material de apoio ou didático para execução do trabalho;
· Conscientização da população para a coleta seletiva de lixo;
· Pesquisas científicas e de campo referente a preservação do meio ambiente;
· Indicação de uma pessoa ou equipe como responsável da coleta seletiva de lixo na escola;
· Realização de palestras nas salas de aula sobre reciclagem de lixo;
· Prática, confeccionando recipientes para a coleta e reciclagem de lixo;
· Amostra de trabalhos realizados com materiais reciclados;
· Participação, acompanhamentos e apoio de empresas para a realização dos trabalhos;
· Sugerir ao órgão competente que realize uma campanha na cidade para que as residências e comércio local tenham duas lixeiras: Uma destinada ao lixo doméstico e a outra ao lixo reciclável.
3º eixo norteador – Esgotos Sanitários
Problema: Presença de Contaminantes no Esgoto Doméstico e Industrial
Ações
· Conscientizar os alunos sobre o grau de perigo de produtos tóxicos que são lançados no esgoto;
· Ministrar palestras aos alunos para que eles compreendam a importância do tratamento do esgoto;
· Mostrar o processo de tratamento de esgoto de Campo Mourão;
· Citar os projetos pioneiros que utilizam os gases resultantes da decomposição das partículas encontradas no esgoto, sendo posteriormente usado para o conforto humano;
· Levantamento de dados sobre o destino do esgoto dos consultórios médicos e odontológicos do bairro de nossa escola;
· Fazer uma campanha entre médicos e dentistas quanto ao uso correto do esgoto;
· Verificar junto aos órgãos competentes os motivos do alto valor da taxa de esgoto;
· Fazer um levantamento junto aos alunos se na residência em que moram há a coleta de esgoto;
· Alertar a comunidade sobre os verdadeiros danos que baterias e pilhas causam ao meio ambiente;
· Quantificar o montante de esgoto gerado no município, e verificar se o mesmo encontra-se acima da média.
4ª eixo norteador – Horta Escolar
Problema: Fazer Um Comparativo Sobre as Hortaliças “in natura” X hortaliças Tratadas com Agrotóxicos
Ações
· Estabelecer parcerias (Coopermibra) para atingir os resultados do projeto;
· Elaborar material de apoio para a execução do trabalho;
· Ensinar os alunos do Ensino Médio e trabalharem com horticultura familiar e desenvolver interesses no meio agronômico;
· Ministrar palestras com nutricionistas para esclarecimento de um alimentação equilibrada;
· Fazer visitas nas indústrias para verificar os processos químicos utilizados nos alimentos;
· Confecção de trabalhos sobre produtos químicos utilizados nas hortaliças e legumes;
· Montar equipes de trabalho com monitores para a realização da horta escolar;
· Divulgar a importância da produção de alimentos naturais com adubação orgânica para reforçarem na merenda escolar e alimentação natural na cantina;
· Visitas técnicas em locais modelo (hortas in natura).
A agenda 21 Escolar deverá ter sempre como alvo a sustentabilidade econômica da comunidade, preservação, e implementação de áreas de preservação e os respectivos cuidados, o cunho permanente de educação individual, familiar, social, e ambiental, interligados as ações previstas na Agenda, o trabalho cooperativo, a criação de núcleos de apoio social, o fortalecimento das instituições oficiais e de liderança da comunidade.
AVOE
MAREDON
AGENDA 21 ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
Os documentos que orientam a efetivação da agenda 21 contém programas de ação, os quais prevêm iniciativas a ações votadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, onde a participação de todos os setores sociais é condição indispensável para a sua construção e viabilidade.
A agenda 21 é composta pela Agenda Global, Brasileira, Estadual, Local, resultando dessas, a proposta para a elaboração da Agenda Escolar. A escola tem influência efetiva, não apenas dentro dos seus muros, nos momentos de formação de seus alunos, mas em todos os outros de relações com a comunidade formada pelo respectivos familiares e moradores de seu entorno.
As atividades referentes a Agenda Escolar serão desenvolvidos no coletivo a partir de discussões que já tiveram início e elaboração de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando o tema definido, conscientizando a comunidade escolar na busca de soluções visando uma melhor qualidade de vida onde a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.
A escola é um lugar de construção de conhecimentos articulados ás diferentes realidades que se apresentam e assim se torna possível através de dados, teoria, reflexão, estatísticas e práticas, construir no coletivo, um amplo projeto de mudança social e cultura.
Através da realização do Fórum, da Agenda 21 Escolar, no Colégio Estadual Marechal Rondon foi possível detectar entre comunidade problemas que causam preocupações de cuidados que devemos ter em relação à: água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e a horta escolar. Após levantamento e definição desses quatro eixos junto à comunidade começa-se a trabalhar na implementação de sub projetos. Outros eixos ainda podem ser adicionados dependendo da necessidade e desenvolvimento das ações.
1º eixo norteador - água
Problema: Preservação da água
Ações
· Criar comissão que contemple segmentos da escola e sociedade, para acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das ações propostas;
· Realizar palestras com os alunos e seus familiares, de orientação quanto a qualidade, consumo desperdício da água;
· Pesquisar “in loco” com as famílias, através dos alunos, com itens que contemplem a qualidade, os tipos de água e o seu uso, no dia-a-dia;
· Trabalhar com as estatísticas e os dados da pesquisa, para fazer o assessoramento da qualidade e uso adequado da água, junto com a Sanepar;
· Mobilizar toda a escola com frases, slogans, cartazes com dicas de conhecimento e consumo de água;
· Preservar a mata ciliar, assim como refloresta-la quando necessário (trabalho de parcerias);
· Realizar constantemente atividades pertinentes ao eixo norteador- “Água” tendo como meta a prática interdisciplinar no contexto escolar, sendo contemplada no Plano de Trabalho Docente;
· Verificação dos procedimentos necessários para realizar um limpeza nas caixas d’água da escola e das residências;
· Realização da análise de água do Colégio Estadual Marechal Rondon e pesquisas sobre a qualidade da água do Rio do Campo.
2º eixo norteador – Resíduos Sólidos
Problema: Super-lotação do lixo no aterro sanitário
Ações
· Formação de multiplicadores para fazer a conscientização para os alunos e comunidade escolar sobre formas corretas no envio de seus resíduos ao lixão, a fim de ocupar menor espaço no aterro sanitário;
· Elaborar material de apoio ou didático para execução do trabalho;
· Conscientização da população para a coleta seletiva de lixo;
· Pesquisas científicas e de campo referente a preservação do meio ambiente;
· Indicação de uma pessoa ou equipe como responsável da coleta seletiva de lixo na escola;
· Realização de palestras nas salas de aula sobre reciclagem de lixo;
· Prática, confeccionando recipientes para a coleta e reciclagem de lixo;
· Amostra de trabalhos realizados com materiais reciclados;
· Participação, acompanhamentos e apoio de empresas para a realização dos trabalhos;
· Sugerir ao órgão competente que realize uma campanha na cidade para que as residências e comércio local tenham duas lixeiras: Uma destinada ao lixo doméstico e a outra ao lixo reciclável.
3º eixo norteador – Esgotos Sanitários
Problema: Presença de Contaminantes no Esgoto Doméstico e Industrial
Ações
· Conscientizar os alunos sobre o grau de perigo de produtos tóxicos que são lançados no esgoto;
· Ministrar palestras aos alunos para que eles compreendam a importância do tratamento do esgoto;
· Mostrar o processo de tratamento de esgoto de Campo Mourão;
· Citar os projetos pioneiros que utilizam os gases resultantes da decomposição das partículas encontradas no esgoto, sendo posteriormente usado para o conforto humano;
· Levantamento de dados sobre o destino do esgoto dos consultórios médicos e odontológicos do bairro de nossa escola;
· Fazer uma campanha entre médicos e dentistas quanto ao uso correto do esgoto;
· Verificar junto aos órgãos competentes os motivos do alto valor da taxa de esgoto;
· Fazer um levantamento junto aos alunos se na residência em que moram há a coleta de esgoto;
· Alertar a comunidade sobre os verdadeiros danos que baterias e pilhas causam ao meio ambiente;
· Quantificar o montante de esgoto gerado no município, e verificar se o mesmo encontra-se acima da média.
4ª eixo norteador – Horta Escolar
Problema: Fazer Um Comparativo Sobre as Hortaliças “in natura” X hortaliças Tratadas com Agrotóxicos
Ações
· Estabelecer parcerias (Coopermibra) para atingir os resultados do projeto;
· Elaborar material de apoio para a execução do trabalho;
· Ensinar os alunos do Ensino Médio e trabalharem com horticultura familiar e desenvolver interesses no meio agronômico;
· Ministrar palestras com nutricionistas para esclarecimento de um alimentação equilibrada;
· Fazer visitas nas indústrias para verificar os processos químicos utilizados nos alimentos;
· Confecção de trabalhos sobre produtos químicos utilizados nas hortaliças e legumes;
· Montar equipes de trabalho com monitores para a realização da horta escolar;
· Divulgar a importância da produção de alimentos naturais com adubação orgânica para reforçarem na merenda escolar e alimentação natural na cantina;
· Visitas técnicas em locais modelo (hortas in natura).
A agenda 21 Escolar deverá ter sempre como alvo a sustentabilidade econômica da comunidade, preservação, e implementação de áreas de preservação e os respectivos cuidados, o cunho permanente de educação individual, familiar, social, e ambiental, interligados as ações previstas na Agenda, o trabalho cooperativo, a criação de núcleos de apoio social, o fortalecimento das instituições oficiais e de liderança da comunidade.
AVOE
MAREDON
AGENDA 21 ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
Os documentos que orientam a efetivação da agenda 21 contém programas de ação, os quais prevêm iniciativas a ações votadas para a melhoria da qualidade de vida de toda a população, onde a participação de todos os setores sociais é condição indispensável para a sua construção e viabilidade.
A agenda 21 é composta pela Agenda Global, Brasileira, Estadual, Local, resultando dessas, a proposta para a elaboração da Agenda Escolar. A escola tem influência efetiva, não apenas dentro dos seus muros, nos momentos de formação de seus alunos, mas em todos os outros de relações com a comunidade formada pelo respectivos familiares e moradores de seu entorno.
As atividades referentes a Agenda Escolar serão desenvolvidos no coletivo a partir de discussões que já tiveram início e elaboração de ações necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando o tema definido, conscientizando a comunidade escolar na busca de soluções visando uma melhor qualidade de vida onde a participação de todos é fundamental para um resultado positivo.
A escola é um lugar de construção de conhecimentos articulados ás diferentes realidades que se apresentam e assim se torna possível através de dados, teoria, reflexão, estatísticas e práticas, construir no coletivo, um amplo projeto de mudança social e cultura.
Através da realização do Fórum, da Agenda 21 Escolar, no Colégio Estadual Marechal Rondon foi possível detectar entre comunidade problemas que causam preocupações de cuidados que devemos ter em relação à: água, resíduos sólidos, esgotos sanitários e a horta escolar. Após levantamento e definição desses quatro eixos junto à comunidade começa-se a trabalhar na implementação de sub projetos. Outros eixos ainda podem ser adicionados dependendo da necessidade e desenvolvimento das ações.
1º eixo norteador - água
Problema: Preservação da água
Ações
· Criar comissão que contemple segmentos da escola e sociedade, para acompanhar e orientar os trabalhos desenvolvidos no decorrer das ações propostas;
· Realizar palestras com os alunos e seus familiares, de orientação quanto a qualidade, consumo desperdício da água;
· Pesquisar “in loco” com as famílias, através dos alunos, com itens que contemplem a qualidade, os tipos de água e o seu uso, no dia-a-dia;
· Trabalhar com as estatísticas e os dados da pesquisa, para fazer o assessoramento da qualidade e uso adequado da água, junto com a Sanepar;
· Mobilizar toda a escola com frases, slogans, cartazes com dicas de conhecimento e consumo de água;
· Preservar a mata ciliar, assim como refloresta-la quando necessário (trabalho de parcerias);
· Realizar constantemente atividades pertinentes ao eixo norteador- “Água” tendo como meta a prática interdisciplinar no contexto escolar, sendo contemplada no Plano de Trabalho Docente;
· Verificação dos procedimentos necessários para realizar um limpeza nas caixas d’água da escola e das residências;
· Realização da análise de água do Colégio Estadual Marechal Rondon e pesquisas sobre a qualidade da água do Rio do Campo.
2º eixo norteador – Resíduos Sólidos
Problema: Super-lotação do lixo no aterro sanitário
Ações
· Formação de multiplicadores para fazer a conscientização para os alunos e comunidade escolar sobre formas corretas no envio de seus resíduos ao lixão, a fim de ocupar menor espaço no aterro sanitário;
· Elaborar material de apoio ou didático para execução do trabalho;
· Conscientização da população para a coleta seletiva de lixo;
· Pesquisas científicas e de campo referente a preservação do meio ambiente;
· Indicação de uma pessoa ou equipe como responsável da coleta seletiva de lixo na escola;
· Realização de palestras nas salas de aula sobre reciclagem de lixo;
· Prática, confeccionando recipientes para a coleta e reciclagem de lixo;
· Amostra de trabalhos realizados com materiais reciclados;
· Participação, acompanhamentos e apoio de empresas para a realização dos trabalhos;
· Sugerir ao órgão competente que realize uma campanha na cidade para que as residências e comércio local tenham duas lixeiras: Uma destinada ao lixo doméstico e a outra ao lixo reciclável.
3º eixo norteador – Esgotos Sanitários
Problema: Presença de Contaminantes no Esgoto Doméstico e Industrial
Ações
· Conscientizar os alunos sobre o grau de perigo de produtos tóxicos que são lançados no esgoto;
· Ministrar palestras aos alunos para que eles compreendam a importância do tratamento do esgoto;
· Mostrar o processo de tratamento de esgoto de Campo Mourão;
· Citar os projetos pioneiros que utilizam os gases resultantes da decomposição das partículas encontradas no esgoto, sendo posteriormente usado para o conforto humano;
· Levantamento de dados sobre o destino do esgoto dos consultórios médicos e odontológicos do bairro de nossa escola;
· Fazer uma campanha entre médicos e dentistas quanto ao uso correto do esgoto;
· Verificar junto aos órgãos competentes os motivos do alto valor da taxa de esgoto;
· Fazer um levantamento junto aos alunos se na residência em que moram há a coleta de esgoto;
· Alertar a comunidade sobre os verdadeiros danos que baterias e pilhas causam ao meio ambiente;
· Quantificar o montante de esgoto gerado no município, e verificar se o mesmo encontra-se acima da média.
4ª eixo norteador – Horta Escolar
Problema: Fazer Um Comparativo Sobre as Hortaliças “in natura” X hortaliças Tratadas com Agrotóxicos
Ações
· Estabelecer parcerias (Coopermibra) para atingir os resultados do projeto;
· Elaborar material de apoio para a execução do trabalho;
· Ensinar os alunos do Ensino Médio e trabalharem com horticultura familiar e desenvolver interesses no meio agronômico;
· Ministrar palestras com nutricionistas para esclarecimento de um alimentação equilibrada;
· Fazer visitas nas indústrias para verificar os processos químicos utilizados nos alimentos;
· Confecção de trabalhos sobre produtos químicos utilizados nas hortaliças e legumes;
· Montar equipes de trabalho com monitores para a realização da horta escolar;
· Divulgar a importância da produção de alimentos naturais com adubação orgânica para reforçarem na merenda escolar e alimentação natural na cantina;
· Visitas técnicas em locais modelo (hortas in natura).
A agenda 21 Escolar deverá ter sempre como alvo a sustentabilidade econômica da comunidade, preservação, e implementação de áreas de preservação e os respectivos cuidados, o cunho permanente de educação individual, familiar, social, e ambiental, interligados as ações previstas na Agenda, o trabalho cooperativo, a criação de núcleos de apoio social, o fortalecimento das instituições oficiais e de liderança da comunidade.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário