quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Projetos RONDON: Etnias Brasileiras - Nossa Origem, Nossa Gente

PROJETOS RONDON

ETNIAS BRASILEIRAS – NOSSA ORIGEM, NOSSA GENTE

Objetivos
· Identificar os diferentes grupos étnicos que participaram do processo de colonização e formação cultural de nosso pais, compreendendo de forma mais especifica nossas origens e valor cultural.
· Identificar, pesquisar e representar a formação étnica de Campo Mourão.
· Conhecer os diferentes grupos folclóricos existentes em Campo Mourão, e desta forma valorizar os conhecimentos transmitidos por seus componentes e a importância na formação cultural de nossa cidade.
· Estimular a leitura e pesquisa, bem como as artes plásticas e culturais, através do conhecimento e na seqüência a apresentação de manifestações culturais de diferentes grupos étnicos.
· Diminuir o “pré-conceito” sobre alguns aspectos culturais e raciais, através do conhecimento e entendimento das diferentes formas de apreensão e manifestações de costumes e formas de convívio social.
· Desenvolver, além da pesquisa, a socialização dos alunos possibilitando aos mesmos participarem de grupos de teatro, canto e dança, onde possam ser valorizadas as múltiplas habilidades, valorizando o trabalho interdisciplinar.

Justificativa

O objetivo principal deste projeto é retomar as pesquisas e a compreensão sobre as diferentes maneiras como a identidade nacional e a cultura brasileira foram formadas, visto que fazemos parte de uma sociedade que se organiza de forma radicalmente distinta do passado, pois na medida que o desenvolvimento tecnológico avança, percebemos uma mudança acentuada no comportamento das pessoas em todas as esferas da sociedade.
A identidade nacional está profundamente ligada a uma reinterpretação do popular pelos grupos sociais e a própria construção do Estado brasileiro. Na maioria das vezes somos preconceituosos pela incapacidade de conhecer o desenvolvimento cultural diferente daquele que estamos habituados em nosso cotidiano.
Em nosso pais, pelo histórico de nossa colonização temos uma diversidade cultural muito grande, e seria quase impossível conhecermos mais detalhadamente todos os grupos étnicos que formam a nossa nação. Portanto, neste projeto propomos o estudo sistemático dos diferentes grupos étnicos que formam a nossa cidade, delimitando assim nosso trabalho dentro de um espaço menos abrangente, porém com etapas que visem explorar com bastante riqueza de detalhes os grupos existentes em nosso espaço.

Motivos da Proposição do Projeto
Contamos em nossa escola com uma clientela bastante diversificada, aliás, o que é característica da maioria da população brasileira. Para aproveitar essa diversidade, surgiu a intenção de desenvolvermos esse projeto interdisciplinar contando com a participação dos professores de Geografia, História, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa a fim de sistematizar as atividades desenvolvidas com esse tema e desta forma podermos chegar a um resultado conjunto dos trabalhos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2007, que culminará com a apresentação em um grande festival cultural previsto para outubro de 2007.
Devido a diversidade de nossa formação étnica, sentimos necessidade da realização de um projeto mais amplo, que possa oportunizar conhecimento a nossos alunos e a nossa comunidade, além daquilo que normalmente é trabalhado em nosso cotidiano.


ESTRATÉGIA DE AÇÃO

1- Pesquisa bibliográfica;
2- Pesquisa em consulados no Brasil;
3- Pesquisa via Internet;
4- Aquisição de material de pesquisa (livros, CDs, revistas, etc.);
5- Elaboração de material para pesquisa (apostilas, mural, CDs, etc.);
6- Parcerias com entidades e empresas (academias, Sesc, etc.);
7- Realização de eventos como exposições, visitas, palestras e outros;
8- Confecção de materiais como cartazes, banner, vestimentas, objetos e outros;
9- Realização de evento cultural interno para os demais alunos;
10- Realização de evento cultural para a comunidade mourãoense com a apresentação dos resultados do projeto desenvolvido durante o ano.

Nenhum comentário: